Ansiedade Antes da Prova: Como Lidar?

Sumário

Você passa o ano inteiro se preparando para o ENEM, provas militares ou concursos. E, justamente quando a data está chegando, bate aquela insegurança e a ansiedade antes da prova. Muitas dúvidas surgem: será que estudei o suficiente? Será que a prova vai ser difícil? E se eu não passar, o que vou fazer da minha vida? Como meus pais vão reagir? Será que sou bom o suficiente? E se passar, como minha vida vai mudar?

Não há nada de errado em ter um nível elevado de nervosismo antes de um concurso ou do ENEM. É normal se sentir assim. O problema é quando esse nervosismo se torna exagerado e impede que você consiga se concentrar e resolver as questões. Em alguns casos mais extremos, as pessoas passam mal e nem conseguem chegar ao local da prova.

Aluno coloca as mãos na cabeça diante de uma prova, demonstrando sofrer com a : ansiedade antes da prova.

Substitua Pensamentos Exagerados ou Catastróficos

Uma das principais origens da ansiedade antes da prova é o valor exagerado ou irreal dado para o resultado. É comum ter pensamentos como: “Se eu for mal nessa prova, tudo estará perdido” ou “Meus pais vão me odiar se eu não passar”. Dessa forma, atribui-se uma consequência muito grave ao resultado obtido, o que ativa mecanismos no cérebro que deixam a pessoa pronta para lidar com uma situação muito urgente. E é aí que surgem os sintomas: tremedeira, respiração ofegante, sensação de desmaio, entre outros.

Para lidar com isso, questione se esses pensamentos são exagerados e tente encontrar situações mais reais. Por exemplo: “É verdade que se eu não passar nessa prova, tudo estará perdido?” ou “Meus pais realmente me odiarão?” Nem tudo estará perdido se você não for aprovado, e os pais podem até ficar frustrados, mas não odiarão você por isso.

O primeiro passo para aliviar a ansiedade antes da prova é cultivar pensamentos mais realistas, menos exagerados e menos catastróficos. Dessa forma, a importância da prova para sua vida será menor e você poderá fazê-la com mais tranquilidade e menos pressão.

Deixe Tudo Organizado com Antecedência

Ter muitas coisas para resolver de última hora aumenta a ansiedade. Portanto, já deixe tudo organizado no dia anterior. Separe caneta, lápis, borracha, documentos, cartão de inscrição e lanches que levará para a prova.

Se possível, vá até o local da prova no dia anterior para se habituar com o caminho, transporte e ver alternativas caso o trânsito esteja ruim. Chegue mais cedo ao local da prova e encontre sua sala. Entretanto, não entre muito cedo para não ficar muito tempo sem fazer nada. Seguindo esses passos, você evita problemas inesperados relacionados ao deslocamento e ao local, evitando aumentar a ansiedade antes da prova.

Tenha Hábitos Saudáveis

Evite substâncias estimulantes (energéticos, pó de guaraná, café em exagero) no dia anterior e na hora da prova. No dia anterior, faça atividades prazerosas para você: vá ao cinema, pratique algum esporte, vá à praia ou piscina. Prefira uma alimentação leve e evite consumir alimentos pesados antes da prova, que podem gerar mal-estar. E, principalmente, tenha uma boa noite de sono. Caso tenha dificuldade, busque vídeos ou áudios de meditação guiada no YouTube ou Spotify.

Estar com o estado mental mais normal possível e com boas condições físicas ajuda muito o seu cérebro a funcionar bem, sem precisar se preocupar com sensações estranhas (náuseas causadas por alimentos pesados, tremedeira causada pela cafeína, etc.). Assim, todo o seu foco e energia estarão voltados para a resolução das questões.

Busque Tratamento Especializado para Ansiedade Antes da Prova

Se os seus sintomas forem muito exagerados e estiverem prejudicando seu desempenho, considere buscar ajuda especializada. Psicólogos e psiquiatras são os profissionais mais indicados para lidar com esse tipo de demanda.

Alguns remédios ajudam a controlar crises agudas de ansiedade, mas devem ser indicados pelo psiquiatra, que saberá qual medicamento é capaz de diminuir os sintomas específicos da crise de ansiedade, sem afetar outras áreas do cérebro, como concentração e sono.

O psicólogo pode ajudar a encontrar a origem dos sintomas e criar estratégias para lidar melhor com os gatilhos que geram ansiedade antes da prova.

Você já teve seu desempenho prejudicado por ansiedade exagerada? Deixe seu comentário aqui ou no meu Instagram.

Para mais informações e para agendar uma consulta, entre em contato pelo WhatsApp.

Facebook
X
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Threads
Reddit
plugins premium WordPress
Logo do WhatsApp